Me acompanhe pelo e-mail

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Filósofo anuncia a construção do primeiro templo ateu do mundo: “Chegou o tempo de os ateus terem a suas versões de grandes igrejas e catedrais”

 

Filósofo anuncia a construção do primeiro templo ateu do mundo: “Chegou o tempo de os ateus terem a suas versões de grandes igrejas e catedrais”

O filósofo Alain de Botton, de 42 anos, anunciou que vai construir em Londres o primeiro templo ateu do mundo. O anuncio foi feito na revista de arquitetura Dezeen, que informou também que o projeto já foi elaborado pelo arquiteto Tom Greenall.

 

Segundo a publicação inglesa o templo será uma torre negra com 46 metros de altura, na qual cada centímetro representará 1.000 anos da idade da Terra. A torre terá também uma lâmina de ouro de um milímetro de espessura em sua base, simbolizando o tempo de vida da humanidade na Terra.

A ideia para construção do templo surgiu do livro recém-lançado pelo filósofo “Religião para Ateus”, onde ele defende que os ateus precisam aprender com os religiosos a se comunicarem com as pessoas de modo a criar “um sentimento de comunidade”. “Precisamos pegar os aspectos bons das igrejas”, disse em entrevista.

Botton indagou à Dezeen: “Por que os religiosos têm os mais belos edifícios?”, ele mesmo respondeu dizendo que “chegou o tempo de os ateus terem a suas versões de grandes igrejas e catedrais”.

O filósofo ressaltou que os ateus precisam aprender com os religiosos: “Mesmo os ateus mais convictos tendem a falar muito bem dos edifícios religiosos. Eles podem ficar chateados com o fato de que nada lhes foi construído até hoje. Mas não há necessidade de se sentir nostálgico, porque basta aprender com as religiões e construir coisas igualmente bonitas e interessantes”.

Ele disse ainda que as religiões sempre souberam que um belo edifício é uma parte indispensável na comunicação de sua mensagem. “Livros por si só não bastam”, completou.

Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário